sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Artes Plásticas – Vik Muniz

Vik Muniz – Fotógrafo, desenhista, pintor e gravador.
Realiza séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação. Convidado a expor os desenhos, o artista fotografa-os e dá às fotografias um tratamento de impressão em periódico, simulando um caráter de realidade às imagens originárias de sua memória. Com essa operação inaugura sua abordagem das questões envolvidas na circulação e retenção de imagens. Nas séries seguintes, que recebem, em geral, o nome do material, passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como do cotidiano.
Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias, em edições limitadas, são o produto final do trabalho. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como a earthwork e as questões envolvidas no registro dessas criações.
Vik Muniz utiliza os materiais mais inusitados para concretizar suas idéias. Chocolate, comida, sucata, diamantes, gel de cabelo, brinquedos, pigmento, poeira, assumem formas variadas e surpreendentes que são posteriormente fotografadas e ampliadas. Numa revisão constante da história da arte, Muniz toma como referência imagética obras de importantes artistas de diferentes épocas, de Albert Dürer e Claude Monet a Gerhard Richter e Andy Warhol, entre outros.
Atualmente Vik tem sua obra exposta pela novela Passione, e isso é uma grande honra para ele:“Sou filho da cultura de massa. Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas”.
Para a novela Passione, Vik Muniz criou 3 instalações, na abertura, com 4,5 toneladas de lixo.
Veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário